Estado da Nação: BE contra mais despesas militares diz que país nao precisa de "lixo"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) -- A coordenadora do BE insurgiu-se hoje contra o anunciado aumento de despesas em equipamento militar, considerando que "é lixo" de que o país não precisa, e elencou medidas que quer ver no próximo Orçamento do Estado.

"Senhor primeiro-ministro, gastar em equipamento militar e armamento de que não precisamos é comprar lixo, mesmo que em parte seja 'made in' Portugal. Porque haveremos de comprar lixo e desperdiçar mais de mil milhões de euros a cada ano?", questionou Catarina Martins.

Intervindo no debate parlamentar sobre o estado da nação, a deputada do Bloco de Esquerda perguntou a António Costa por que "falta o investimento no território e no desenvolvimento do interior" ao mesmo tempo que "promete à NATO gastar mais de mil milhões de euros a cada ano em despesa militar".

"Não é em defesa civil, não é para responder a necessidades do nosso país", sustentou, considerando que esse dinheiro "falta nas escolas" e podia "substituir material obsoleto nos hospitais".

E, acusou: "Porque aceitamos as metas de Trump [Presidente norte-americano] enquanto mantemos a ciência e a cultura na penúria?".

SF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".