Escola em Fragoso, Barcelos, fechada a cadeado por falta de pavilhão

| Norte
Porto Canal

A Escola Básica Integrada de Fragoso, em Barcelos, foi hoje fechada a cadeado, em mais um protesto contra a falta de um pavilhão gimnodesportivo, constatou a agência Lusa no local.

Os mentores do protesto colocaram contentores do lixo em frente do portão principal da escola e penduraram faixas no gradeamento, dando conta do seu descontentamento pela inexistência de um pavilhão.

O diretor da escola, Manuel Amorim, disse que os alunos "têm muita razão para protestarem", considerando que "13 anos à espera [do pavilhão] é tempo de mais".

Fechado a cadeado apareceu também o jardim-de-infância contíguo à escola, mas esse cadeado já foi retirado pela direção do agrupamento. Quanto ao da escola, permanecia cerca das 10:00.

Este é o segundo protesto do género no atual ano letivo, tendo o primeiro ocorrido em novembro, altura em que alunos e pais se queixam de que a falta de pavilhão inviabiliza as aulas de Educação Física sempre que chove ou quando faz muito calor, neste caso devido ao "brutal" aquecimento do piso dos campos exteriores.

A alternativa passa quase sempre por irem para uma sala, "ver filmes", disseram, então, sublinhando que aquela escola tem 15 anos, mas a construção do pavilhão foi sendo sempre adiada.

O equipamento chegou a estar previsto na parceria público-privada (PPP) Barcelos Futuro, lançada pelo executivo de Fernando Reis (PSD).

Entretanto, a Câmara mudou para o PS e aquela PPP acabaria por ser suspensa, uma decisão justificada pelo presidente do executivo, Miguel Costa Gomes, com os "incomportáveis e inadmissíveis" encargos financeiros que a parceria acarretaria para o Município.

Aquando do protesto de novembro, o vice-presidente da Câmara de Barcelos, Domingos Pereira, disse que o pavilhão daquela escola já tem projeto aprovado e o arranque da obra depende apenas da aprovação do financiamento dos fundos europeus.

O autarca explicou que a obra já foi candidatada ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), mas entretanto ficou em "stand-by", devido a uma "alteração da afetação dos fundos".

Disse ainda que o projeto inicial orçava em 700 mil euros mas foi entretanto reformulado, situando-se atualmente no meio milhão.

Garantiu que o gimnodesportivo da escola de Fragoso terá, da parte da Câmara, "prioridade máxima" nas candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).