Médico que operou Falcao diz que jogador tem "50% de possibilidade de ir ao Mundial"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 24 jan (Lusa) - O médico que operou hoje o futebolista colombiano Radamel Falcao, no Porto, afirmou que acredita que o jogador "tem 50% de probabilidades de recuperar a tempo do Mundial".

José Carlos Noronha, o cirurgião ortopedista que operou esta amanhã o jogador do AS Mónaco a uma lesão no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, admitiu que nos cinco meses que Falcao ainda tem para recuperar, tudo pode acontecer.

"O que reduz a minha Fé com letra maiúscula são os cinco meses, mas tenho fé, com letra minúscula, que pode ir ao Mundial. Há reais possibilidades disso suceder. É difícil avançar com uma percentagem. Mas atendendo aos cinco meses de recuperação que ainda tem pela frente, à qualidade do atleta e ao trabalho de fisioterapia que vai fazer arrisco, com algum exagero, é certo, em 50% de possibilidade de recuperar a tempo do Mundial", disse o médico em conferência de imprensa após a cirurgia.

O médico garantiu ainda que essa esperança se prolonga para o jogador que, conforme afirmou, ser "extraordinário", admitindo que "até tiveram que lhe pôr um travão".

"Depende do ato cirúrgico e também da recuperação, da forma como reagirá o corpo do atleta e, acima de tudo, da determinação, e essa é muito grande. Ele está muito confiante", disse ainda.

José Carlos Noronha explicou que vai ser feita uma nova avaliação ao joelho daqui a cerca de dois meses e meio e, nessa altura, poderá ser dada uma resposta mais fiável em relação à presença de Radamel Falcao no Mundial de 2014, no Brasil.

"Daqui a mais ou menos três meses já teremos condições para fazer uma avaliação mais concreta", disse.

O cirurgião esclareceu que o estado de espírito de Falcao antes da operação era bastante descontraído, explicando ainda que "a cirurgia acabou por começar um bocado depois do previsto uma vez que o jogador quis tirar fotografias e fazer um vídeo para colocar nas redes sociais".

Durante a manhã chegaram ao hospital para visitar o jogador Jorge Mendes, agente FIFA que representa o colombiano, e o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

O jogador sai do hospital na próxima segunda-feira e a partir de domingo já começa a fazer fisioterapia.

JYA/AYSA // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.