Comissão Europeia apoia programa cautelar para Portugal - Olli Rehn

Comissão Europeia apoia programa cautelar para Portugal - Olli Rehn
| Política
Porto Canal

A Comissão Europeia está disponível para apoiar Portugal se o país optar por um programa cautelar após o fim do programa de resgate, disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, numa entrevista ao Wall Street Journal.

"Acredito que mais vale prevenir do que remediar e uma linha de crédito cautelar serve precisamente para isso", considerou o responsável europeu.

O acesso a uma linha de crédito cautelar é uma das possibilidades a que Portugal pode recorrer caso se agravem as condições de financiamento ou as receitas fiquem aquém do esperado no fim do programa de assistência financeira, previsto para meados de 2014.

O Mecanismo de Estabilidade Europeu distingue dois tipos de programas cautelares: a Linha de Crédito Cautelar Condicionada (PCCL), que pode ser pedida por qualquer país da zona euro cujas condições económicas sejam fundamentalmente sólidas, e a Linha de Crédito com Condições Reforçadas (ECCL), destinada a países que não cumpram todos os critérios de elegibilidade, ficando estes obrigados a adotar medidas corretivas para dirimir estas fraquezas.

Embora tenha sublinhado que a zona euro já não corre o risco de desagregação, Rehn disse que não há margem para abrandar o ritmo das reformas, nem nas maiores economias, como França e Itália, nem nos países resgatados.

O comissário europeu apelou ainda a uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE) para atingir a meta dos 2% de inflação, alertando para os riscos de uma inflação demasiado baixa sobre a recuperação da zona euro.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.