Portugal vence Cuba e defronta República Checa na final da Taça Challenger

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, 23 jun (Lusa) - A seleção portuguesa apurou-se hoje para a final da Taça Challenger em voleibol masculino, ao vencer Cuba por 3-0 (25-22, 25-21 e 26-24), na segunda meia-final da prova, a decorrer em Matosinhos.

Na final, a ser disputada no domingo, Portugal vai defrontar a República Checa, que derrotou a Estónia por 3-1 (29-31, 27-25, 25-18 e 25-21), em jogo também disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

O vencedor garante entrada direta na edição de 2019 da Liga das Nações, a mais importante competição do calendário internacional da modalidade.

Com apenas cerca de 200 espetadores nas bancadas e sob calor intenso, Portugal entrou a perder no primeiro parcial do jogo com os cubanos (0-2 e 1-3), mas depois o seu bloco começou a funcionar e isso, juntamente com uma maior eficácia atacante, permitiu-lhe assumir o comando do marcador (4-3) e manter-se quase sempre na frente até ao fim.

Cuba ainda empatou a 15-15 e 16-16, mas Portugal recuperou rapidamente a vantagem pontual e venceu este parcial por 25-22.

O segundo 'set'" foi mal jogado pelas duas seleções, com Portugal a destacar-se pela negativa com oito serviços falhados, três deles consecutivos, e Cuba a conseguir alguns pontos através do 'vídeo-challenge'.

Portugal ganhou este parcial por 25-21 e avançou em posição privilegiada para o seguinte, mas o que se viu foi uma seleção cubana, jovem, mas com talento, determinada a lutar até ao fim e tirar partido da sua principal arma, o poder ofensivo.

Cuba chegou a ter cinco pontos de avanço (5-10 e 6-11) e Portugal perdeu, por momentos, a serenidade e a segurança defensiva anteriores, salvando-se Alexandre Ferreira e, no serviço, Filip Cveticanin.

A seleção lusa conseguiu, finalmente, estabilizar o seu jogo e aos poucos reduziu a desvantagem pontual para Cuba, que também perdeu algum do fulgor demonstrado na fase inicial deste 'set'.

Depois de ter estado sempre atrás no marcador, Portugal conseguiu igualar a 13-13, mais uma vez graças ao seu bloco, e a partir daí o jogo entrou numa fase de grande equilíbrio e incerteza.

O serviço poderoso de Miguel Angel Lopez, nomeadamente, permitiu a Cuba manter-se na luta pela vitória neste parcial, que acabou por cair para o lado português (26-24), devido a uma falta na rede da equipa cubana, confirmada pelo 'vídeo-challenge'.

Jogo realizado no Centro de Desportos e Congressos, em Matosinhos.

Portugal - Cuba, 3-0.

Parciais: 25-22 (29 minutos), 25-21 (28) e 26-24 (32).

Sob a arbitragem da dupla Jacobus Nederhoed (Holanda) e Mykhaylo (Ucrânia), as equipas atuaram com os seguintes jogadores:

- Portugal: Filip Cveticanin, Marco Ferreira, Alexandre Ferreira, Phelipe Martins, Lourenco Martins, Miguel Tavares Rodrigues, Lourenço Martins, João Fidalgo, Valdir Sequeira, José Pedro Monteiro e Caíque da Silva.

Treinador: Hugo Silva.

- Cuba: Osniel Melgarejo, Javier Concepcion, Jose Rojas Sandoval, Yonder Garcia, Livan Osoria, Miguel Angel Lopez, Adrian Goide, Marlon Yang, Raul Alonso,Miguel Gutierrez, Livan Taboada e Jose Romero.

Treinador: Nicolas Vives Coffigny.

Assistência: cerca de 200 espetadores.

AYM // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.