União Europeia aplica impostos em resposta a decisão dos Estados Unidos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 21 jun (Lusa) -- As medidas de retaliação da União Europeia contra alguns produtos dos Estados Unidos, como 'jeans', whisky ou motociclos, em reposta aos impostos de Washington sobre o aço e o alumínio, entraram hoje em vigor.

A lista dos produtos que estão agora sujeitos a impostos adicionais por parte dos europeus, em geral 25%, foi publicada na quinta-feira no jornal oficial da União Europeia, para serem aplicados a partir de hoje.

O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu impor taxas sobre as importações de aço e alumínio.

No dia 01 de junho entraram em vigor as taxas às importações de aço (de 25%) e alumínio (de 10%) da União Europeia (UE), Canadá e México, uma decisão que fez disparar as tensões comerciais e gerou palavras de condenação e represálias.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.