Kim Jong-un reúne-se com primeiro-ministro de Singapura

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Singapura, 10 jun (Lusa) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reuniu-se hoje com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, horas depois da chegada àquele Estado, onde se vai reunir na terça-feira com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

O encontro decorreu no escritório do primeiro-ministro de Singapura, local onde os dois responsáveis foram vistos a conversar amigavelmente.

Sorridente, Kim Jong-un disse a Lee Hsien Loong: "O mundo inteiro está a assistir a esta reunião histórica entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América e, graças ao seu sincero empenho [...], fomos capazes de concretizar e preparar o encontro".

Antes de receber o líder norte-coreano, Lee Hsien Loong indicou em conferência de imprensa que Singapura espera que o encontro "leve à segurança e à estabilidade da região".

Kim Jong-un chegou hoje a Singapura, dois dias antes do encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após três meses de preparativos marcados por avanços e recuos.

De acordo com a imprensa local, Kim Jong-un aterrou hoje no aeroporto de Changi, Singapura, pouco depois das 15:00 locais (08:00 de Lisboa).

O aeroporto, tal como toda a cidade de Singapura, está rodeado de medidas de segurança.

A organização do encontro entre Trump e Kim Jong-un foi uma corrida contra o tempo - com uma frenética atividade diplomática em Washington, Singapura, Pyongyang e na fronteira entre as duas Coreias -, em que houve anúncios, ameaças, cancelamentos e retratações surpreendentes.

ANE (ARP) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.