EUA/Coreia do Norte: Trump alude a "ocasião única" para celebrar acordo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

La Malbaie, Canadá, 09 jun (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sublinhou hoje que a cimeira de terça-feira com o homólogo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Singapura, constitui uma "ocasião única" para um acordo sobre o programa nuclear norte-coreano.

"É uma ocasião única que não se repetirá", referiu Donald Trump, em conferência de imprensa, antes de deixar a cimeira do G7, que reúne os sete países mais industrializados do mundo, em Charlevoix, na província canadiana do Québeque.

O chefe do Estado dos Estados Unidos, que iniciou hoje a viagem para Singapura, referiu que está "verdadeiramente confiante" no encontro com Kim Jong-un e assinalou que os diplomatas têm trabalhado "muito bem" com os norte-americanos.

"Quanto tempo faltará para ver se os norte-coreanos são sérios ou não? Penso que talvez se perceba logo no primeiro minuto", acrescentou Donald Trump.

A cimeira da próxima terça-feira será a primeira entre chefes de Estado dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, após quase 70 anos.

O encontro, que visa um acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, realiza-se depois de os testes nucleares e de mísseis balísticos de Pyongyang terem provocado tensões e terem atingido um nível inédito desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

JOP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.