Luís Filipe Vieira dá parabéns ao canoísta Fernando Pimenta pelo título europeu

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 jun (Lusa) -- O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, deu hoje os parabéns ao canoísta português Fernando Pimenta, que se sagrou tricampeão europeu em K1 1.000 metros, na competição que está a decorrer em Belgrado, na Sérvia.

"Ser tricampeão europeu é um feito notável. Fernando Pimenta é um atleta de topo, um trabalhador incansável e um dos expoentes máximos do desporto português. Em boa hora apostámos nas suas raras qualidades atléticas e humanas, integrado no nosso projeto Olímpico. Este é também exemplo do rumo certo que temos no nosso ecletismo", disse Vieira, ao sítio oficial dos 'encarnados'.

Fernando Pimenta foi anunciado como reforço da equipa de canoagem e olímpica do clube da Luz a 05 de março, sendo uma das grandes apostas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2010.

"Parabéns, Fernando. Continuarás a escutar o hino nacional nas grandes competições e o teu clube cá estará para te apoiar", finalizou Luís Filipe Vieira.

O canoísta do Benfica cumpriu a final da prova de K1 1.000 metros, que liderou do princípio ao fim, em 3.29,200 minutos, batendo o húngaro Balint Kopasz, segundo, a 280 milésimos de segundo, e o alemão Max Rendschmidt, terceiro, a 2,320 segundos.

Fernando Pimenta já tinha conquistado o título na mesma prova em 2016 (Moscovo) e 2017 (Plovdiv) e o bronze em 2011 e 2015. Em Europeus, soma mais quatro medalhas individuais, em K1 5.000, uma de ouro (2016), duas de prata (2013 e 2017) e uma de bronze (2014).

Em Europeus, o canoísta de Ponte de Lima conta mais quatro medalhas em K4 1.000 metros e uma em K2 500, para um total de 14 'metais' -- cinco de ouro, quatro e prata e cinco de bronze.

O mais galardoado português de sempre na canoagem ganhou ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em K2 1.000 metros, com Emanuel Silva, em Londres2012, e cinco em Mundiais, uma delas de ouro, em K1 5.000 (2017).

Em Belgrado, Pimenta, que ainda soma duas medalhas de prata nos Jogos Europeus, em 2015, pode aumentar o seu currículo, pois ainda compete domingo na final de K1 500 metros.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.