PS saúda acordo de concertação social sobre direitos laborais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O líder parlamentar do PS saudou hoje o acordo de concertação social centrado no combate à precariedade e promoção da negociação coletiva, salientando que envolveu quatro confederações patronais e a UGT, ficando apenas de fora a CGTP-IN.

Esta foi uma das primeiras notas deixadas por Carlos César na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

"O PS saúda esse acordo e empenhar-se-á, no que compete aos seus desenvolvimentos parlamentares, no diálogo com os restantes partidos, contribuindo para a sua validação e para as melhorias que ainda puderem ser introduzidas. É importante que avanços como esses, que consolidam o caminho para tornar o trabalho mais digno e protegido, sejam obtidos pela via da concertação e não da confrontação", referiu o presidente da bancada socialista.

Carlos César destacou depois que o acordo alcançado na concertação social envolve medidas "como as da limitação temporal e das justificações da contratação a termo, a penalização das empresas com excessiva rotatividade de trabalhadores e as medidas que pretendem regular e limitar a caducidade de convenções coletivas ou alargam o princípio do tratamento mais favorável.

O presidente da bancada socialista citou ainda medidas referentes à estabilidade da vida familiar ou o fim do banco de horas individual.

"É possível que essas e outras medidas consensualizadas pudessem ainda ser melhores, mas parece-nos que, quando se consegue um acordo com quatro confederações patronais, exclusivamente centrado em medidas positivas para os trabalhadores, temos razões para nos congratularmos e defendermos esses avanços. Ignorar esses avanços é desvalorizar ganhos importantes que representam menos precariedade e trabalho com mais direitos", sustentou, aqui numa mensagem dirigida às outras forças políticas.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.