Sporting: Sócios fazem participação disciplinar do Conselho Diretivo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Uma participação disciplinar contra o Conselho Diretivo do Sporting foi hoje entregue à comissão de fiscalização nomeada pela Mesa da Assembleia Geral (MAG) demissionária, confirmou à Lusa um dos subscritores.

Segundo o crítico e agente musical Manuel Moura dos Santos, a participação foi subscrita por 21 associados do clube, que denunciam a "prática de gravíssimos ilícitos disciplinares que colocam em causa a própria subsistência da instituição Sporting Clube de Portugal".

Esta participação foi sido remetida para a comissão de fiscalização instituída pela MAG, liderada pelo presidente demissionário do órgão Jaime Marta Soares, como forma de evitar um vazio com a demissão da maioria dos elementos do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), antes de o Conselho Diretivo (CD) ter anunciado a criação de uma comissão transitória da MAG, encabeçada por Elsa Tiago Judas.

Em causa, segundo o documento, está um caso de "usurpação de poder", com a desconvocação de uma Assembleia Geral, a nomeação de uma nova MAG e de uma comissão de fiscalização: "Se o resto era gravíssimo, isto é o equivalente a um Golpe de Estado".

Nos pontos finais da participação, os sócios defendem que "num prazo máximo de 48 horas: a notificação de nota de culpa ou instauração de inquérito prévio": "Em qualquer dos casos, devem ser os participados suspensos preventivamente nos termos do artigo 20.º do Regulamento Disciplinar, devendo ser suspensos do exercício das funções sociais e impedida a sua presença nas instalações do clube".

"Esta participação foi feita junto do órgão nomeado legalmente pelo presidente demissionário da MAG, Jaime Marta Soares. Não sei se vai funcionar, mas tenho a expectativa que resulte", referiu Manuel Moura dos Santos, em declarações à Lusa.

Questionado sobre o prazo solicitado, João Teives, outro dos subscritores, deu conta de que estas 48 horas visam apelar à atuação da comissão de fiscalização, por o "clube ter sido retirado dos sócios".

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.