Mundo produzirá 54 milhões de toneladas de lixo eletrónico em 2025

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 28 mai (Lusa) -- O mundo deverá gerar 53,9 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em 2025, caso continue o crescimento atual de 3% ao ano desse material, segundo um relatório do Gabinete Internacional de Reciclagem hoje divulgado.

O relatório foi apresentado pela associação internacional, que junta empresas de reciclagem de 70 países, no início da Cimeira Mundial da Reciclagem que se realiza em Barcelona.

No documento assinala-se que é provável que o crescimento mais rápido se registe na região Ásia-Pacífico, onde os resíduos eletrónicos passariam dos 3,6 quilos por habitante em 2016 para cinco quilos em 2025.

Intitulado "Estatísticas sobre o crescimento nacional de resíduos eletrónicos e o movimento de lixo eletrónico entre países", o trabalho foi feito por uma equipa de especialistas da Universidade de Harokopio, de Atenas.

Juntando dados de 180 países, afirma-se no relatório que a produção mundial de lixo eletrónico "aumentou mais de 30% em menos de uma década", e admite-se que com o aumento da população a produção de resíduos por pessoa aumente cerca de 20% em todo o mundo, passado dos 5,6 quilos para os 6,7 quilos por habitante e por ano.

A cimeira decorre até quarta-feira, com a presença de quase um milhar de empresas de mais de 70 países.

FP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.