Prisão efetiva para homem que ateou fogo em Azeméis no "pior dia" de 2017

Prisão efetiva para homem que ateou fogo em Azeméis no "pior dia" de 2017
| País
Porto Canal com Lusa

O Tribunal da Feira condenou esta quinta-feira a dois anos e meio de prisão efetiva um homem por atear um incêndio florestal em Oliveira de Azeméis a 15 outubro de 2017, "o pior dia do ano" em matéria de fogos.

Durante a leitura do acórdão, o juiz presidente disse que o tribunal deu como provados todos os factos da acusação.

"Não há dúvida nenhuma que o senhor praticou os factos de que está acusado", disse o magistrado, adiantando que o arguido confessou o crime e participou numa reconstrução dos factos que "aponta claramente como agiu".

O juiz lembrou que o arguido não apresentou nenhuma motivação para ter ateado o fogo.

"Disse que deu-lhe na cabeça, mas suspeitamos que foi porque ninguém quis jogar cartas com ele e dar-lhe um copo de vinho", disse.

Sublinhou ainda que o acusado "tem uma personalidade que se encaixa no incendiário típico português", com "uma baixa autoestima, isolamento social e problemas de alcoolismo".

Apesar de o arguido não ter antecedentes criminais, o juiz explicou que o tribunal decidiu não suspender a pena, porque a sociedade "reclama uma mão mais pesada para este tipo de criminologia".

O homem vai aguardar em prisão preventiva o trânsito em julgado da decisão.

Durante o julgamento, o homem confessou o crime, mas não apresentou qualquer justificação para a sua conduta, limitando-se a dizer que antes tinha estado a beber "dois litros de vinho, mais ou menos".

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o arguido ateou fogo em quatro pontos de ignição diferentes, numa zona florestal situada próximo da capela de São Marcos em Fajões, Oliveira de Azeméis.

Quando tentava efetuar a quinta ignição, junto de umas habitações, foi surpreendido por uma moradora e abandonou o local a pé, tendo sido intercetado poucos metros à frente por vários populares que o retiveram até à chegada da GNR.

Os focos incendiários provocados pelo arguido rapidamente alastraram à restante floresta, vindo a consumir uma área de 16 hectares de vegetação constituída por mato, pinheiro e eucaliptos.

O MP diz que as chamas só não atingiram outros bens, designadamente uma capela e habitações ali existentes, devido à pronta e eficaz atuação dos bombeiros.

O dia 15 de outubro foi considerado o "pior dia do ano" de 2017 em termos de fogos florestais, tendo-se registado quase 500 ignições (fogachos incêndios florestais e agrícolas), de acordo com o relatório da comissão técnica independente aos incêndios.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.