Pequim aplaude encontro e saúda coragem dos líderes coreanos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 27 abr (Lusa) -- A República Popular da China aplaude o encontro entre o líder da Coreia do Norte e o presidente da Coreia do Sul saudando a "coragem" e considerando a cimeira "um momento histórico".

"A China aplaude a etapa histórica alcançada pelos dois dirigentes, admiramos a coragem e esperamos que as resoluções políticas venham a atingir frutos positivos", declarou Hua Chunying, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim.

As autoridades sul-coreanas afirmaram que os líderes coreanos tiveram conversas "sinceras e francas" sobre a desnuclearização e que estão a trabalhar na redação do comunicado conjunto.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, "tiveram um diálogo sincero e franco sobre a desnuclearização e o estabelecimento de uma paz permanente na península coreana, assim como sobre o desenvolvimento das relações intercoreanas", afirmou hoje, o porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Yoon Young-chan, aos jornalistas.

Os dois líderes devem encontrar-se de novo ainda hoje para novas reuniões, disse o porta-voz.

Yoon Young-chan declarou ainda que está a ser preparado um comunicado em conjunto a ser emitido depois das reuniões.

PSP/MIM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.