Interrompidas operações para resgatar corpo de canoísta em Arcos de Valdevez

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 19 jan (Lusa) - As operações para resgatar o corpo de um canoísta de 28 anos, presidente da Juventude Socialista de Ponte de Barca, do rio Adrão, na Serra do Soajo, foram interrompidas ao final do dia e serão retomadas na segunda-feira.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte dos bombeiros, acrescentando que o corpo do canoísta está preso num buraco das rochas, a mais de três metros de profundidade, juntamente com duas canoas.

Por motivos de segurança, as operações que decorriam no local foram suspensas pelas 18:45.

"Não havia condições para os mergulhadores e recuperadores se aproximarem do buraco onde o corpo está preso. O local está devidamente sinalizado e na segunda-feira será feita nova tentativa, desviando o rio a montante, com alguns homens, para aliviar a pressão do caudal no local", explicou a mesma fonte.

Durante a tarde as operações mobilizaram 14 elementos dos bombeiros de Arcos de Valdevez, incluindo mergulhadores, e duas equipas do GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR, especialistas no socorro em montanha.

Estas operações, que decorrem numa zona de serra da freguesia do Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, serão retomadas pelas 08:30 de segunda-feira, indicou a mesma fonte.

Além de líder da JS local, João Barbosa era deputado do PS à Assembleia Municipal de Ponte da Barca, disse à Lusa fonte do partido.

Esta tarde seguia à frente de um grupo de quatro canoístas que desciam o rio e terá sido surpreendido numa queda de água, cerca das 12:00.

"Foi jogado pela corrente contra um buraco das rochas, uma espécie de sifão", explicou a mesma fonte.

Trata-se do segundo caso do género, em duas semanas, registado na região.

A 05 de janeiro, um outro canoísta, de 33 anos, que descia o rio Âncora, em Freixeiro de Soutelo, Viana do Castelo, sofreu acidente idêntico.

O corpo deste canoísta seria recuperado pelos bombeiros dois dias depois.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Oposição de Matosinhos critica executivo por "despesas ruinosas" com terrenos públicos

O PSD/Matosinhos criticou, esta quarta-feira, as “despesas ruinosas” da câmara, que ultrapassam os cinco milhões de euros, com os terrenos públicos para os quais está projetada a construção de um centro de cuidados continuados.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.