Muitos turistas chineses vítimas de acidente na Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 23 abr (Lusa) - Um grande número de turistas chineses pode ter morrido ou ficado ferido num "importante acidente de viação" na Coreia do Norte, indicou hoje Pequim, enquanto a televisão estatal chinesa referiu "mais de 30" mortos.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, o acidente ocorreu no domingo à noite na província de Hwanghae Norte, a sul da capital, Pyongyang.

"Um grave acidente de viação" ocorrido esta madrugada no sul da Coreia do Norte "deixou um elevado número de vítimas entre os turistas chineses", indicou, em comunicado, sem mais pormenores.

A televisão estatal chinesa CCTV transmitiu imagens de destroços de um autocarro sob uma chuva ligeira, veículos de socorro no local e feridos a serem tratados num hospital, mas não especificou a origem das imagens.

Diplomatas chineses contactados pela agência noticiosa Associated Press (AP) em Pyongyang não adiantaram o número de vítimas e disseram que iriam divulgar uma declaração mais tarde.

A China e a Coreia do Norte partilham uma longa fronteira e Pequim é o maior parceiro comercial de Pyongyang. Os turistas chineses são o maior grupo de visitantes do isolado país, principalmente com deslocações a locais relacionados com a intervenção militar chinesa na Guerra da Coreia (1950-53).

EJ // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.