Costa destaca "excelente notícia" da subida de 'rating' de Portugal pela DBRS

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - O primeiro-ministro congratulou-se hoje com a decisão da agência de notação financeira DBRS de subir o 'rating' de Portugal, considerando ser uma "excelente notícia", que estimula ainda mais o trabalho do atual Governo.

Esta posição foi comunicada por António Costa através da rede social Twitter, pouco depois de a agência de notação financeira canadiana ter anunciado que passou o 'rating' de Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável.

"A DBRS subiu o 'rating' de Portugal para BBB com perspetiva estável. Uma excelente notícia que nos estimula ainda mais para continuarmos a trabalhar", escreveu o primeiro-ministro.

Segundo a agência canadiana, a revisão em alta reflete o entendimento de que a sustentabilidade da dívida portuguesa melhorou, apoiada numa consolidação das finanças públicas "mais duradoura".

A DBRS refere que, depois de estabilizar em torno dos 130% entre 2014 e 2016, a dívida pública em percentagem do PIB caiu para 125,7% e "projeta-se que continue a cair".

PMF (SP) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.