Síria: EUA ainda não decidiram, mas querem travar ataques químicos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 13 abr (Lusa) -- A embaixadora dos Estados Unidos na ONU afirmou hoje que o presidente norte-americano "ainda não decidiu" eventuais ações na Síria, mas que há "provas" do uso de armas químicas e, a certa altura, tem de se "fazer alguma coisa".

"O nosso Presidente ainda não tomou uma decisão sobre uma possível ação na Síria, mas se decidirmos, com os nossos aliados, agir na Síria, será em defesa de um princípio internacional com que todos concordamos", a proibição da utilização de armas químicas, disse Nikki Haley numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

"Os Estados Unidos estimam que [o Presidente sírio, Bashal al] Assad usou armas químicas na guerra da Síria pelo menos 50 vezes", prosseguiu.

"Todos seriam afetados se permitíssemos a Assad normalizar o uso de armas químicas", afirmou.

Antes, em declarações à imprensa à entrada para a reunião, Haley afirmou que "chega uma altura em que tem de se fazer qualquer coisa".

A representante de Washington disse haver "provas" da utilização de armas químicas pelo regime no ataque de 07 de abril a Douma, em Ghouta Oriental, arredores de Damasco.

"Sabemos quem o fez. Os nossos aliados sabem quem o fez. A Rússia pode queixar-se à vontade de que são notícias falsas, mas ninguém acredita nas suas mentiras e nas suas manipulações", disse a embaixadora.

O Conselho de Segurança reuniu-se hoje, a pedido da Rússia, para avaliar a situação na Síria, com a participação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

MDR // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.