DGS diz que infetados com sarampo têm forma ligeira e modificada da doença e não a transmitem

DGS diz que infetados com sarampo têm forma ligeira e modificada da doença e não a transmitem
| País
Porto Canal com Lusa

A diretora-geral da Saúde (DGS) revelou hoje que 80% das pessoas com sarampo no atual surto estão totalmente vacinadas e que todos os infetados desenvolveram uma “forma ligeira e modificada da doença”, mas não a transmitem.

Graças Freitas falava durante uma audição na Comissão de Saúde sobre o surto do sarampo e a vacinação, solicitada pelo PS e pelo PCP, durante a qual indicou que os infetados no presente surto – que já atingiu 86 pessoas – “desenvolveram uma forma modificada da doença e não transmitem”.

“O que estamos a assistir é uma forma de sarampo modificada. O estado imunitário das pessoas é que modificou e não o vírus”, sublinhou Graças Freitas.

A especialista em saúde pública adiantou que “o surto atual de sarampo é diferente daquele que atingiu Portugal no ano passado”, não se conhecendo, para já, qual o caso zero.

“Temos três possíveis linhagens de caso zero”, referiu, acrescentando que as investigações ainda decorrem.

Sobre as diferenças entre o atual surto e os dois que atingiram Portugal no ano passado, Graça Freitas referiu que o atual “só atinge adultos jovens”.

Entre os infetados, 80% estavam vacinados com duas doses. “Estavam, portanto, completamente e muito bem vacinados”, disse.

Relativamente à alegada necessidade de mais uma dose de vacina contra o sarampo, como questionaram alguns deputados da Comissão de Saúde, Graça Freiras disse estar certa de que, “neste momento, está muita gente a pensar em fazer mais um reforço contra o sarampo”.

No entanto, “até agora não há evidência científica de que isto deva ser feito”, frisou.

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.