Vento forte danifica tenda causando um ferido em Beja

| País
Porto Canal com Lusa

Beja, 01 mar (Lusa) - O vento forte danificou hoje uma tenda do Campeonato Nacional das Profissões em Beja, o que provocou um ferido e levou à evacuação de espaços e à suspensão das iniciativas, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

"O vento forte fez com que caísse em cima de uma pessoa uma peça metálica da estrutura que suportava uma das tendas" instaladas no espaço exterior da quinta onde decorriam provas do campeonato, explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros de Beja, António Guerreiro.

Trata-se da Quinta de Santo António, situada perto da cidade e onde funciona o serviço de Formação Profissional de Beja, disse, referindo que a vítima ficou ferida e foi assistida pela equipa de prevenção dos bombeiros que estava no local e depois transportada para o hospital de Beja.

Fonte oficial do hospital indicou à Lusa que a vítima é uma mulher, de 37 anos, residente em Beja, que está em observação e a realizar exames no serviço de urgência da unidade de saúde.

Na sequência do incidente, explicou o comandante, foi acionado o plano de emergência e, por precaução, a organização, a cargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), evacuou espaços da quinta onde estavam instaladas tendas e decorriam iniciativas do campeonato, nomeadamente provas.

A organização também suspendeu as últimas provas e a mostra de profissões para crianças da competição.

Na quinta, estariam cerca de mil pessoas, entre concorrentes, voluntários e jurados das provas, público e as várias crianças que participavam na Junior Skills - Mostra de Profissões para crianças até aos 12 anos.

A Lusa tentou sem sucesso obter mais informações sobre o incidente junto do IEFP.

O 43.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, que contou com a participação de 380 jovens de vários operadores de educação e formação do país, arrancou no passado domingo, em Évora.

As provas decorreram no serviço de Formação Profissional de Beja, entre segunda-feira e hoje, e a cerimónia de encerramento, que inclui a entrega de medalhas aos vencedores de cada prova, está prevista para sexta-feira, a partir das 15:00, no Pavilhão Multiusos de Sines.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Semana volta a arrancar com descida no preço dos combustíveis. Confira onde custam menos no Porto

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

“Pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”, diz Astrofísico de meteoro "raro"

O meteoro visto na noite de sábado em todo o país é um fenómeno normal em Portugal, apesar de raro desta dimensão, e habitualmente essas rochas vaporizam-se na atmosfera e “pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”.

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?