Centros de apoio a idosos mais do que duplicam na China em cinco anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 23 fev (Lusa) - O número de instituições que prestam apoio a idosos mais do que duplicou, na China, nos últimos cinco anos, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua, ilustrando o rápido envelhecimento da população chinesa.

O número de centros de apoio a idosos superava os 144.600, no final de 2017, um aumento de 226%, face ao final de 2012, detalha a Xinhua, que cita dados do ministério chinês de Assuntos Civis.

De forma a permitir a abertura acelerada de novos centros, o ministério flexibilizou os regulamentos, prescindindo, por exemplo, do comprovativo sobre a segurança das instalações.

A população chinesa com 60 ou mais anos aumentou de 194 milhões, em 2012, para 230 milhões, no final de 2016, correspondendo a 16,7% do total da população.

A nação mais populosa do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes, impôs a política de "um casal, um filho", um rígido controlo de natalidade, entre 1980 e o início de 2016.

A taxa de fertilidade, que na década de 1970 era de 4,77 filhos por mulher, desceu para 1,4, nos últimos anos daquela política, atingindo quase o nível de alerta de 1,3, considerado globalmente como "a armadilha da baixa fertilidade".

O rápido envelhecimento da sociedade e crescente pressão no sistema de pensões do país levou, entretanto, Pequim a anunciar o fim daquela política.

JPI //RBF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.