Exportações aumentam 3,1% entre fevereiro e abril e importações caem 2,7% - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jun (Lusa) -- As exportações de bens aumentaram 3,1% no trimestre terminado em abril, face ao período homólogo, tendo-se verificado uma redução do défice da balança comercial de 730,1 milhões de euros, avança hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As importações entre fevereiro e abril, por sua vez, recuaram 2,7% em termos homólogos.

De acordo com as estatísticas do comércio internacional, hoje divulgadas pelo INE, só no mês de abril, as exportações dispararam 17,3% (face igual período do ano passado), "resultado da evolução quer do comércio intra-UE [União Europeia] quer do extra-UE, tendo-se registado aumentos na totalidade dos grupos de produtos".

"A aceleração das exportações e das importações refletiu, em parte, um efeito de calendário pois, em 2013, a Páscoa celebrou-se março e não em abril, como aconteceu em 2012", justifica o INE.

Nos grupos com maior crescimento em abril em termos de exportações, o INE destaca o aumento verificado no grupo combustíveis minerais, impulsionado pela produção de uma nova unidade de refinação e nos produtos alimentares.

As importações, por sua vez, aumentaram 9,2% face a abril de 2012, resultado da evolução do comércio intra-UE e extra-UE, que se deveu ao aumento generalizado de quase todos os grupos de produtos (principalmente veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais).

A propósito da adesão da Croácia à União Europeia, o INE refere que as transações de Portugal com este país têm atualmente "um peso muito reduzido no comércio internacional de bens", com a balança comercial a apresentar um saldo favorável a Portugal.

No primeiro trimestre de 2013, as exportações para a Croácia representaram apenas 0,03% do valor total das exportações portuguesas, enquanto as importações originárias deste país atingiram um peso de 0,01%.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.