Profissionais das forças de segurança aguardam resultados das reuniões com Governo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jan (Lusa) -- A Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança vai aguardar pelos resultados das reuniões hoje marcadas pelo Governo, para este mês, para decidir qual a resposta a dar aos cortes salariais.

A estrutura que congrega os sindicatos e associações mais representativas da GNR, PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Polícia Marítima, Guardas Prisionais e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou hoje uma reunião para decidir as ações de luta a realizar devido aos cortes salariais.

No entanto, três das estruturas que pertencem à CCP, Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), receberam hoje uma convocatória para uma reunião, a realizar no dia 21 de janeiro, com os ministros da Administração Interna e da Justiça, respetivamente.

"Tendo em conta que algumas associações e sindicatos receberam as convocatórias e, como privilegiamos sempre o diálogo, vamos aguardar até 21 de janeiro para saber quais as propostas de solução que o Governo vai apresentar às nossas reivindicações", disse aos jornalistas o secretário nacional da comissão coordenadora, no final da reunião desta estrutura.

Paulo Rodrigues adiantou que, após as reuniões com a tutela, a CCP vai analisar as propostas e definir qual a resposta a ser dada pelos profissionais das forças e serviços de segurança.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.