Profissionais das forças de segurança contra cortes de 200 euros

| Política
Porto Canal

A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança reúne-se hoje, em Lisboa, estando em debate a realização de uma manifestação contra os cortes salariais.

A reunião da CCP, que congrega os sindicatos e associações mais representativas da GNR, PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Polícia Marítima, Guardas Prisionais e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), decorre das medidas impostas pelo Governo que resultam numa redução salarial líquida significativa, assim como do aumento da comparticipação para os subsistemas de saúde.

O secretário nacional da CCP, Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que os membros da estrutura que representa os profissionais das forças e serviços de segurança vão discutir a possibilidade de realização de uma manifestação, além de também poderem avançar com outras formas de luta.

“Pela defesa da dignidade vamos decidir que respostas vamos dar”, disse, sublinhando que os cortes salariais “vão destruir a vida” dos polícias.

Os elementos das forças de segurança conseguiram ver "online" os recibos dos vencimentos para o mês de janeiro e ficaram a conhecer os cortes salariais, que, no caso dos agentes da PSP, rondam os 200 euros, segundo Paulo Rodrigues.

O secretário nacional da CCP afirmou que o Governo “tem de encontrar uma solução”, caso contrário os polícias vão “cair numa situação de penhora dos vencimentos”.

+ notícias: Política

Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade

A Comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a retoma de mandato da dirigente e deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que tinha suspendido temporariamente as suas funções no parlamento devido a uma intervenção cirúrgica.

Pedro Nuno dá “apoio inequívoco” do PS à decisão do Governo sobre novo aeroporto de Lisboa

O secretário-geral do PS manifestou esta terça-feira o “apoio inequívoco” à decisão do Governo de seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete, tema sobre o qual diz ter havido articulação.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.