Futsal/Euro: Ricardinho assume que confiança na conquista no título europeu nasceu em Rio Maior

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O selecionador português de futsal e o capitão Ricardinho confidenciaram hoje que todo o grupo acreditou na conquista do título europeu desde o estágio realizado em Rio Maior, antes da partida para a Eslovénia.

"Nós temos um grupo de WhatsApp e o nome foi mudado para campeões europeus, ainda durante o estágio em Rio Maior, antes de chegarmos à Eslovénia", afirmou Ricardinho, na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde a equipa foi deixar a troféu de campeã europeia de futsal.

Também o técnico Jorge Braz confidenciou que Bruno Coelho, o marcador do livre que deu a vitória por 3-2 sobre a Espanha na final, lhe enviou uma mensagem escrita de telemóvel que tinha sido partilhada entre os jogadores após o sorteio, que colocou a Roménia e a Ucrânia no caminho de Portugal na primeira fase do europeu.

"A mensagem dizia: 'Mister', vamos ser campeões'", disse Jorge Braz, garantindo ter ficado surpreendido com a receção que os portugueses fizeram à equipa, que hoje regressou da Eslovénia

Jorge Braz, cuja renovação até 2020 foi hoje anunciada, admitiu que a equipa "tinha consciência de que estava num bom momento", e assumiu o desejo de novas conquistas: "Honestamente, acho que podemos alcançar tudo o que quisermos".

"Acreditámos muito que este era o momento, e aconteceu. Claro que queremos que outros momentos apareçam e vão aparecer, nem sempre vamos ganhar, nem sempre o futsal português vai ser campeão, mas que vai estar sempre nas decisões, que vai estar sempre lá em cima, disso tenho certeza", disse.

João Matos também assumiu o desejo de novas conquistas: "Sonhámos com a Europa e conseguimos, não é descabido sonhar com o campeonato mundial, agora há muito tempo até lá, vamos desfrutar desta alegria e deste campeonato da Europa".

Ricardinho, o melhor jogador do Mundo, que se lesionou durante a final, aproveitou a ocasião para fazer mais uma confidência e elogiar o companheiro Bruno Coelho, autor do livre que garantiu a vitória no último minuto do prolongamento: "O Bruno Coelho, quando faltava cerca de um minuto e meio disse-me: 'Fica tranquilo, que vamos ter um de 10 metros e eu vou metê-la lá dentro".

Depois de ter sido recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a seleção portuguesa deslocou-se à Cidade do Futebol para deixar o troféu conquistado no sábado, na Eslovénia, numa final decidida no prolongamento depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar.

A taça ficou exposta na sede da Federação Portuguesa de Futebol, ao lado do troféu do Euro2016 e do Mundial de futebol de praia de 2015.

AO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".