Dez barras marítimas encerradas devido à agitação marítima
Porto Canal / Agências
Lisboa, 08 jan (Lusa) -- Dez barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e duas estão condicionadas devido à forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.
A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Alvor estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.
De acordo com a Marinha, a barra marítima de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior fora a fora a 30 metros e a de Leixões a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.
Por causa do estado do mar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até ao início da tarde de hoje os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Para estes dez distritos esperam-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, podendo atingir os seis a oito metros.
O IPMA emitiu também para Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte.
Para as costas norte e sul da Madeira, regiões montanhosas e para o Porto Santo, o IPMA lançou um aviso laranja, o segundo mais grave, entre as 06:00 e as 21:00 de quarta-feira devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes, podendo ser acompanhados de trovoada.
DD // HB
Lusa/Fim