Marés vivas acarretam "elevado risco" para habitações em Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 07 jan (Lusa) - O vereador da Proteção Civil na Câmara de Esposende, Maranhão Peixoto, admitiu hoje que há no litoral do concelho "pelo menos" três habitações com "elevado risco de serem atingidas" pelas marés vivas.

"Temos, pelo menos, na zona da Apúlia, nas Pedrinhas e em Cedovém, três habitações com elevado risco de serem atingidas em futuras marés ou ainda na ondulação que virá ao longo destes dias", disse o autarca à Lusa.

Segundo o vereador, um dos proprietários das habitações já pediu ao Parque Natural do Litoral Norte para que seja autorizada a colocação de proteção em pedra.

Uma das moradias identificadas por Maranhão Peixoto situa-se em Cedovém e foi vítima da força das águas do mar, que engoliram cerca de 15 metros de duna.

"As cercas e os muros já ruíram", garante Albertino Machado, pescador daquela localidade.

Na costa de Esposende, está prevista a demolição de perto de duas centenas de construções, ao abrigo do Polis Litoral Norte.

Muitas delas são na Apúlia, mas os proprietários opõem-se e muitos prometem mesmo enveredar pela via judicial.

Em fase mais adiantada está o processo de demolição de perto de duas dezenas de edifícios na praia de S. Bartolomeu do Mar, que entretanto já foram expropriados e se encontram devolutos.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.