Surto de gripe aviária leva ao abate de 91 mil aves no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 12 jan (Lusa) - As autoridades do Japão anunciaram hoje o abate de cerca de 91 mil galinhas no sudoeste do país, depois da deteção, na quinta-feira, de uma variante altamente patogénica do vírus da gripe das aves.

O novo surto foi descoberto numa quinta na prefeitura de Kagawa, após análises mostrarem que mais de meia centena de galinhas mortas esta semana estavam infetadas com a estirpe H5 do vírus, que é altamente contagiosa, confirmaram as autoridades regionais em comunicado.

As aves começaram a ser sacrificadas pouco antes da meia-noite de quinta-feira, devendo ficar concluída em 24 horas.

"Existe a possibilidade de haver outros casos de gripe aviária fora da zona, pelo que as autoridades locais devem ser cautelosas para evitar a propagação do contágio", afirmou, em conferência de imprensa, o ministro-porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, no final de uma reunião com os ministros da Agricultura e da Saúde.

Este é o primeiro caso de gripe aviária no Japão desde o início do ano, depois de o vírus ter reaparecido no país em finais de 2014 e que obrigou ao abate de aproximadamente 1,7 milhões de aves após um violento surto ocorrido em finais de 2016.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.