Auditoria mostra que desfalque na tesouraria da Cooperativa de Felgueiras é de 197.000 euros

Auditoria mostra que desfalque na tesouraria da Cooperativa de Felgueiras é de 197.000 euros
| Norte
Porto Canal

O desfalque de tesouraria detetado na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, após uma auditoria concluída nos últimos dias, é de 197.000 euros, um valor superior aos 120.000 euros apontados em novembro pela instituição.

Segundo fonte da direção, a valor apurado reporta-se ao período de 2010 a 2013 e vai determinar o despedimento do responsável financeiro da cooperativa agrícola, no âmbito de um processo disciplinar.

"Já foi notificado da nota e culpa", disse a fonte, explicando não haver confiança no funcionário, por terem sido detetados na auditoria comportamentos de "inércia, lapsos e desleixo".

Além do diretor financeiro, outra funcionária dos serviços de contabilidade, que assumiu a responsabilidade pelos movimentos financeiros, já tinha sido despedida há algumas semanas.

O valor de 120.000 euros, inicialmente detetado, reportava-se aos anos de 2012 e 2013. O restante, entretanto apurado numa segunda fase da auditoria, tem a ver com situações sinalizadas em 2010 e 2011. Em 2008 e 2009, nada de anormal foi detetado.

A funcionária em causa, com 25 anos na instituição, aceitou devolver cerca de metade do valor em falta nas contas.

O desfalque na tesouraria foi inicialmente detetado quando a direção decidiu avançar para uma reorganização dos procedimentos contabilísticos, o que incluía a realização de uma auditoria às contas.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é uma das maiores do país, liderando a produção nacional de vinho verde e de quivi.

+ notícias: Norte

Caldeirada gigante para celebrar Semana do Pescador em Vila do Conde

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.

Oposição de Matosinhos critica executivo por "despesas ruinosas" com terrenos públicos

O PSD/Matosinhos criticou, esta quarta-feira, as “despesas ruinosas” da câmara, que ultrapassam os cinco milhões de euros, com os terrenos públicos para os quais está projetada a construção de um centro de cuidados continuados.

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.