Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde

Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde
| País
Porto Canal (imagem: Luís Rodrigues)

A agitação marítima forte vai diminuir gradualmente a partir da tarde de hoje, devendo a situação normalizar na quarta-feira, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"A situação continua grave, mas já temos uma diminuição da agitação marítima. Na costa ocidental, temos ondas com alturas significativas, entre os 5,5 e os 6,5 metros, o que significa que já não é aviso vermelho, estamos no laranja", explicou.

De acordo com Maria João Frada, a partir do final da tarde de hoje, a altura das ondas vai diminuir gradualmente para os 4,5 a 5,5 metros e depois, a partir da tarde de quarta-feira deverá normalizar com ondas de três a quatro metros.

Apesar da melhoria, o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga e o arquipélago da Madeira até às 17:59 de hoje.

O IPMA colocou também os grupos Central e Ocidental Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da agitação marítima até às 17:59 de hoje.

A meteorologista Maria João Frada adiantou também à agência Lusa que os distritos da Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra vão estar sob aviso laranja e amarelo até às 23:59 de hoje devido à previsão de chuva forte.

"A precipitação mais intensa ainda está para vir. Já está [ao iníciol da manhã] a ocorrer precipitação mais intensa na região da Grande Lisboa, Santarém e no sul do distrito de Leiria e na parte interior do vale do Tejo, isto porque temos uma massa de ar que afeta o arquipélago da Madeira e Portugal continental", disse.

Segundo a meteorologista, a massa de ar quente tem um elevado conteúdo em vapor de água e que dá origem a muita precipitação.

"Aqui o preocupante vai ser a persistência da precipitação que será até ao final do dia de hoje sempre nos mesmos locais", salientou.

A meteorologista disse ainda que a previsão aponta para vento moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 quilómetros/hora, temperaturas mínimas elevadas e máximas baixas.

"Em relação ao dia de amanhã [quarta-feira] gradualmente esta ondulação tem tendência a perder atividade e deslocar-se de sul para norte e a precipitação ficará mais confinada às regiões a norte do Cabo Carvoeiro. As restantes regiões do sul e do interior vão estar com boas abertas a partir do meio da manhã", concluiu.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.