Agitação do mar obriga à evacuação de escola primária em Gaia

| Norte
Porto Canal

Uma escola primária, frequentada por mais de meia centena de alunos, em Valadares, concelho de Gaia, foi hoje evacuada devido à agitação marítima e para "evitar o pânico", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Patrocínio Azevedo.

"Não se registaram feridos nem situações de alarme extremo, mas para evitar o pânico e uma vez que esta escola está junto à costa e o passadiço desta zona já foi destruído pela agitação do mar, decidiu-se prevenir com a evacuação das crianças", explicou Patrocínio Azevedo.

Na escola primária da Marinha, localizada na freguesia de Valadares, há duas turmas, com um total de 52 alunos.

Também no concelho de Gaia, pelo menos cerca de três quilómetros de passadiços ficaram destruídos, entre segunda-feira e a manhã de hoje, e cerca de mais dois quilómetros danificados.

As estruturas que passam por cima das ribeiras também ficaram parcialmente destruídas.

O vice-presidente da Câmara de Gaia ainda não tem valores quanto a estes estragos, mas adiantou, à agência Lusa, que estes serão "muito elevados".

"É prematuro avançar com valores, mas estamos a falar na ordem de alguns milhares de euros para a reparação da orla costeira", avançou Patrocínio Azevedo.

No terreno estão todos os elementos que fazem parte da Proteção Civil de Gaia, bem como uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Gaia e outra composta pelos técnicos da empresa Águas de Gaia.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.