Estragos na Praia de Carcavelos e passeio marítimo interdito no Estoril e em Oeiras

| País
Porto Canal

A força do mar provocou hoje estragos em restaurantes da Praia de Carcavelos e o encerramento do paredão do Estoril, entre a Poça e a Azarujinha (Cascais), e também do passeio marítimo de Oeiras, informaram as autoridades locais.

De acordo com o comandante da Polícia Marítima de Cascais, Dario Moreira, o mar avançou para a Pastorinha (Cascais), partiu os vidros da esplanada e também causou estragos no bar O Moínho e no bar conhecido como Os Gémeos.

"O mar, devido à sua força, galgou a encosta e invadiu os estabelecimentos. Foram mais estragos do que o previsto. Também no Estoril, o paredão está encerrado por motivos de segurança", afirmou Dario Moreira.

No entanto, o comandante disse estar agora menos preocupado, mas assegurou que irá ainda manter nos locais patrulhas da Polícia Marítima para controlar a curiosidade das pessoas.

"O pico da praia-mar já aconteceu, portanto, o mar agora deve acalmar e não deve haver mais estragos. De qualquer forma, vamos estar atentos", garantiu.

Também o responsável da Proteção Civil de Oeiras, Filipe Palhau, disse à Lusa que o acesso ao passeio marítimo está encerrado e admitiu também a possibilidade de se vir a condicionar o trânsito automóvel na Marginal.

"Não excluímos essa hipótese. Há uma forte possibilidade de ter de se cortar o trânsito no sentido Cascais-Lisboa", disse Filipe Palhau.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.