Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde

Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde
| País
Porto Canal (imagem: Luís Rodrigues)

A agitação marítima forte vai diminuir gradualmente a partir da tarde de hoje, devendo a situação normalizar na quarta-feira, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"A situação continua grave, mas já temos uma diminuição da agitação marítima. Na costa ocidental, temos ondas com alturas significativas, entre os 5,5 e os 6,5 metros, o que significa que já não é aviso vermelho, estamos no laranja", explicou.

De acordo com Maria João Frada, a partir do final da tarde de hoje, a altura das ondas vai diminuir gradualmente para os 4,5 a 5,5 metros e depois, a partir da tarde de quarta-feira deverá normalizar com ondas de três a quatro metros.

Apesar da melhoria, o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga e o arquipélago da Madeira até às 17:59 de hoje.

O IPMA colocou também os grupos Central e Ocidental Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da agitação marítima até às 17:59 de hoje.

A meteorologista Maria João Frada adiantou também à agência Lusa que os distritos da Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra vão estar sob aviso laranja e amarelo até às 23:59 de hoje devido à previsão de chuva forte.

"A precipitação mais intensa ainda está para vir. Já está [ao iníciol da manhã] a ocorrer precipitação mais intensa na região da Grande Lisboa, Santarém e no sul do distrito de Leiria e na parte interior do vale do Tejo, isto porque temos uma massa de ar que afeta o arquipélago da Madeira e Portugal continental", disse.

Segundo a meteorologista, a massa de ar quente tem um elevado conteúdo em vapor de água e que dá origem a muita precipitação.

"Aqui o preocupante vai ser a persistência da precipitação que será até ao final do dia de hoje sempre nos mesmos locais", salientou.

A meteorologista disse ainda que a previsão aponta para vento moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 quilómetros/hora, temperaturas mínimas elevadas e máximas baixas.

"Em relação ao dia de amanhã [quarta-feira] gradualmente esta ondulação tem tendência a perder atividade e deslocar-se de sul para norte e a precipitação ficará mais confinada às regiões a norte do Cabo Carvoeiro. As restantes regiões do sul e do interior vão estar com boas abertas a partir do meio da manhã", concluiu.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.