Autoridades socorrem 12 jovens na praia de Quarteira

| País
Porto Canal

As autoridades marítimas socorreram hoje 12 jovens na praia de Quarteira, que se fizeram ao mar apesar da forte ondulação sentida no Algarve, disse o chefe do departamento marítimo do sul.

"Apesar de as condições marítimas no Algarve não serem tão más como na costa oeste, as pessoas devem medir o risco e afastar-se da água. Ainda esta tarde foram retirados 12 adolescentes do mar, em Quarteira, que foram tomar banho apesar da forte ondulação, e um deles quase ficava lá", advertiu.

A forte ondulação marítima que se faz sentir no Algarve provocou também estragos num bar e fez soltar-se um apoio do molhe norte da entrada da marina de Portimão, disse à Lusa o capitão do porto.

O comandante Santos Pereira disse à Lusa que “a ondulação de cinco a seis metros” fez com que o apoio do molhe norte da marina se partisse e agora as autoridades marítimas estão a tentar fixá-lo novamente, porque as “previsões meteorológicas apontam para a continuação” da ondulação de cinco a seis metros nas próximas horas.

Além do molhe, o mar provocou também estragos num bar da marina, acrescentou, precisando que as barras de Portimão e Lagos estão já fechadas à navegação.

"Apesar de o capitão do porto ter fechado a barra, houve uma embarcação que tentou sair para o mar", disse, por seu turno, o comandante Malaquias Domingues, chefe do departamento marítimo do sul, acrescentando que este tipo de comportamentos, assim como o dos jovens em Quarteira, "todos não portugueses", comportam riscos para os quais as "pessoas parecem não estar consciencializadas".

O chefe do departamento marítimo do sul lançou "um apelo especial para que haja cuidado em todas as atividades junto ao mar", porque a ondulação pode fazer o mar chegar a zonas onde habitualmente não chega.

No sota-vento, as barras continuam abertas à navegação, tendo-se apenas registado uma ocorrência ma marginal de Quarteira, onde "uma vaga de ondulação mais forte chegou a um café situado na praça do Mar, mas sem provocar estragos", disse o comandante Malaquias Domingues.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.