Mau tempo no Porto provoca estragos em habitações

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jan (Lusa) -- O mau tempo provocou danos em habitações, esta madrugada, no concelho de Paredes, obrigando alguns residentes a abandonarem as suas casas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

"Houve várias situações, desde a queda de árvores e postes, a telhados arrancados", bem como o registo de habitações danificadas que levaram os moradores a abrigarem-se em casas de vizinhos, indicou a mesma fonte, precisando que as ocorrências afetaram, com especial incidência, as freguesias de Lordelo, Vilela e Duas Igrejas.

De acordo com o CDOS do Porto, os danos estão a ser avaliados, pelo que não há ainda dados precisos sobre o número de casas danificadas ou das pessoas afetadas.

Os CDOS de Coimbra e Lisboa não tinham ocorrências a registar cerca das 04:30.

Os meteorologistas preveem mau tempo para hoje, com chuva, vento forte e neve, e há pelo menos 11 distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para ventos até 100 km/h, chuva intensa e neve nas terras altas, depois de um dia de mau tempo que causou muitos estragos no Norte do país.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.