Noite sem percalços em Espinho e Esmoriz, mas barreiras de contenção estão a ser reconstruídas

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 04 jan (Lusa) - Os bombeiros de Esmoriz e Espinho não registaram desde sexta-feira estragos significativos devido ao mau tempo, que teve como principal efeito a queda de iluminações natalícias na zona, mas as barreiras de contenção do mar estão a ser reconstruídas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho admite que o trabalho de prevenção e proteção realizado durante a madrugada e a manhã de hoje foi "mais tranquilo do que se estava à espera", mas garante que a corporação se manterá alerta.

"Houve um agravamento das condições a partir das três e meia da manhã, mas a nossa ação consistiu sobretudo em retirar água com motobombas", explica António Proença. "Mesmo hoje, o único estrago digno de nota foi a queda de algumas iluminações natalícias devido ao vento forte", acrescenta.

Com a ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho e os técnicos da autarquia afetos ao serviço de Proteção Civil, estão, ainda assim, a ser reconstruídas as barreiras de contenção do avanço do mar erguidas nos últimos dias para prevenir os riscos associados a uma ondulação que continua a prever-se de oito metros de altura.

"As barreiras funcionaram bem e estamos a reconstrui-las, para continuarmos a contar com essa proteção", afirma António Proença.

Em Esmoriz, no concelho de Ovar, os trabalhos noturnos e desta manhã também correram melhor do que o que se antevia sexta-feira.

"O avanço do mar foi controlado, não houve nada de maior a registar e, mesmo com um pico, às cinco da manhã, correu tudo de forma pacífica", revela Sandro Amaral, do comando da corporação da cidade em que as inundações em casas do bairro piscatório costumavam ser frequentes.

"Vamos manter-nos em alerta", anuncia o bombeiro, "mas o mau tempo amainou e contamos que as coisas se mantenham normais".

AYC // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Associação questiona Governo sobre linha de alta velocidade por Trás-os-Montes

A Associação Vale d’Ouro pediu esclarecimentos ao Governo sobre a linha ferroviária de alta velocidade de Trás-os-Montes, depois da União Europeia ter classificado este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.

58 praias do Norte classificadas com "Qualidade de Ouro" pela Quercus

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear de 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.

Acidente na A32 provocou um ferido grave. Circulação esteve cortada mais de uma hora

A circulação na Autoestrada 32 (A32), no sentido sul/norte em Pedroso, Vila Nova de Gaia, foi restabelecida pelas 20h15 desta quinta-feira, depois do corte devido a um acidente com um ferido grave, adiantou à Lusa fonte da proteção civil.