Subida do mar em Espinho e Ovar causa inundações e estragos diversos

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 04 jan (Lusa) -- A subida do mar nos concelhos de Espinho e de Ovar causou hoje inundações e vários estragos em infraestruturas, disseram à Lusa fontes dos bombeiros locais, que adiantaram esperar nova subida das águas a meio da tarde.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar, a situação mais complicada deu-se durante a madrugada na zona do Furadouro, onde o mar atingiu diversos cafés e até o posto de praia da própria corporação de bombeiros, que ficou "bastante danificado".

"Estamos à espera, a partir das 16:30 da tarde, que volte a aumentar a ondulação e o mar volte a galgar", referiu a mesma fonte, que recordou que, nos últimos dias, a força do mar tem vindo a aumentar de intensidade.

Em Esmoriz, os Bombeiros Voluntários constataram uma "subida do mar, mas nada de mais", tendo a situação ido ao encontro das expectativas.

Da parte dos Bombeiros Voluntários de Espinho, fonte daquela corporação explicou que a problemática se agravou entre as 04:00 e as 06:00 de hoje, período durante o qual o mar causou "pequenas inundações", mas sem estragos de maior devido às barreiras que haviam sido erguidas no dia anterior.

Toda a zona costeira de Portugal continental encontra-se, até às 06:00 de domingo, sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à agitação marítima, com a possibilidade de ocorrência de ondas até sete metros.

TDI// GC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.