Todos os distritos de Portugal Continental sob aviso laranja no domingo

| País
Porto Canal com Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou na sexta-feira à noite todos os distritos de Portugal Continental sob aviso laranja a partir de domingo, devido à previsão de chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima.

Atualizado 10-12-2017 12:07

De acordo com informação disponibilizada no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso entra em vigor durante a manhã nos distritos do Norte avançando ao longo do dia até ao Sul do continente, mantendo-se até à madrugada de segunda-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para domingo nas regiões Norte e Centro “céu em geral muito nublado com períodos de chuva, sendo por vezes forte no Minho a partir do meio da manhã e gradualmente nas restantes regiões a partir da tarde”. O vento deverá soprar “fraco a moderado aumentando gradualmente para forte com rajadas até 100 quilómetros por hora (km/h) a partir do final da manhã”. “Nas terras altas, o vento será forte, com rajadas até 80 km/h, aumentando gradualmente para forte a muito forte com rajadas até 120 km/h a partir do final da manhã”, lê-se no ‘site’ do IPMA.

A queda de neve está prevista nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Na região Sul, no domingo, o IPMA prevê “céu em geral muito nublado”, com “períodos de chuva em geral fraca, tornando-se moderada, por vezes forte, para o final do dia”.

O vento deverá soprar “fraco a moderado, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas até 90 km/h, a partir da tarde”, sendo que nas terras altas o vento “será moderado a forte, tornando-se gradualmente forte com rajadas até 100 km/h”.

Para todo o território continental está prevista “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”.

A previsão de agitação marítima abrange todos os distritos com costa.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.