Pelo menos três mortos em descarrilamento de comboio no norte da Índia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lucknow, Índia, 24 nov (Lusa) -- Pelo menos três pessoas morreram e 13 ficaram feridas hoje na sequência do descarrilamento de um comboio no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram as autoridades.

Segundo Pratap G. Yadav, da polícia, o acidente ocorreu ao início da manhã perto da estação Manikpura, a cerca de 200 quilómetros de Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh.

O comboio tinha como destino Patna, capital do vizinho estado de Bihar.

Os feridos foram hospitalizados e a operação de resgate dada como concluída.

Segundo Anand Kumar, da companhia ferroviária, o descarrilamento de nove carruagens ter-se-á devido a uma falha na própria linha de caminho-de-ferro, mas uma investigação às causas do acidente encontra-se em curso.

Em 20 de novembro de 2016, um comboio descarrilou perto da cidade de Kanpur, no mesmo estado de Uttar Pradesh, fazendo 142 mortos e cerca de 200 feridos, naquele que foi um dos piores acidentes ferroviários ocorridos na Índia.

De acordo com dados oficiais, em 2014 ocorreram 28.360 acidentes relacionados com a rede ferroviária indiana que resultaram em 25.006 mortos.

A rede ferroviária indiana, com 65 mil quilómetros, é a quarta mais extensa do mundo, a seguir à dos Estados Unidos, Rússia e China.

Conta com 1,3 milhões de funcionários e 12.500 comboios que transportam diariamente cerca de 23 milhões de passageiros.

O governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu em 2016 investir ao longo de cinco anos 137 mil milhões de dólares norte-americanos (cerca de 116 mil milhões de euros) na modernização das ferrovias para as tornar mais seguras, rápidas e eficientes.

DM (ND) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.