Pelo menos 52 mortos em confrontos em várias cidades da RDCongo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nairobi, 31 dez (Lusa)- Pelo menos 52 pessoas morreram em confrontos entre o exército da República Democrática do Congo (RDC) e um alegado grupo terrorista que segunda-feira atacou locais estratégicos em Kinshasa, Lubumbashi e Kindu, noticiou a Radio Okapi.

Segundo a emissora apoiada pelas Nações Unidas, na capital, os supostos terroristas atacaram em simultâneo a sede da televisão pública, a sede do estado-maior general e o aeroporto internacional de N'dijili, locais onde, segundo fontes militares, foram abatidos 34 assaltantes sem que tenham existido vítimas civis.

O porta-voz do governo congolês, Lambert Mende, assegurou durante um ato público que o exército tinha neutralizado os ataques de forma "severa" e pediu aos cidadãos que regressem à rotina quotidiana.

Hoje, segundo a Radio Okapi, a situação na capital e em Lubumbashi, a segunda cidade mais povoada do país, é de uma "calma tensa", ainda que as forças da missão das Nações Unidas (MONUSCO) se mantenham em situação de alerta.

O governo ordenou uma investigação para conhecer a identidade dos atacantes, mas as suspeitas recaem sobre os seguidores de José Mukungubila Mutombo, um religioso que concorreu às eleições presidenciais em 2006.

Segundo a estação de rádio, durante a incursão na televisão pública, os alegados terroristas mencionaram o seu nome em várias ocasiões e alguns dos que morreram no aeroporto vestiam t-shirts com a sua imagem estampada.

O bairro de Lubumbashi onde vive Mukungubila, opositor do regime do presidente Joseph Kabila, foi tomado pelas Forças de Segurança.

Nas suas aparições públicas, Mukungubila tem denunciado as "tentativas de balcanização" da RDC e o suposto saque de recursos naturais do país por parte de estados vizinhos.

CFF // NS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.