Negócios nos serviços aumentam 6,4% em setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 nov (Lusa) -- O índice de volume de negócios nos serviços aumentou 6,4% em setembro, dos 5,7% registados no mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no conjunto do terceiro trimestre de 2017, as vendas de serviços aumentaram 6,1% (6,9% no trimestre anterior).

As secções que mais contribuíram para a variação do índice agregado foram as de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e a de transportes e armazenagem, com contribuições de 2,2 pontos percentuais e 1,8 pontos percentuais, respetivamente, resultantes de variações homólogas de 3,9% e 11,7% (4,3% e 7,6% em agosto, pela mesma ordem).

A secção alojamento, restauração e similares apresentou a variação homóloga mais intensa em setembro (12,6%) e também a maior aceleração face ao mês anterior (5,7 pontos percentuais).

Os índices de emprego, de remunerações brutas e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 3,4%, 4,4% e 3,4%, respetivamente (3,6%, 4,7% e 3,7% em agosto, pela mesma ordem).

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.