Proteção Civil contabiliza 600 ocorrências com quedas de árvores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 dez (Lusa) - A Autoridade Nacional de Proteção Civil contabilizou hoje cerca de 600 ocorrências devido ao vento forte, a maioria relacionadas com a queda de árvores, concentradas sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu.

As 600 ocorrências registaram-se entre as 08:00 de hoje e cerca das 13:00, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na esmagadora maioria dos casos trata-se de quedas de árvores, embora também existam casos de queda de estruturas, como placards publicitários.

A Proteção Civil registou também "inundações urbanas relacionadas com lençóis de água, que se resolve normalmente com o desentupimento de sarjetas", acrescentou a mesma fonte.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.

A queda de árvores sobre habitações devido ao forte vento desalojou nove pessoas no distrito do Porto sem qualquer registo de feridos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Na rua da Estrada Velha, na união de freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a queda de um eucalipto provocou estragos em duas habitações térreas, desalojando cinco pessoas.

O incidente ocorreu cerca das 07:40 e acorreram ao local os Bombeiros de São Mamede e o Serviço de Proteção Civil de Matosinhos, que vai tentar alojar três habitantes de uma das habitações, enquanto os outros dois moradores vão ficar alojados com familiares.

Cerca das 07:20, na união de freguesia de Foz do Sousa e Covelo, em Gondomar, uma outra habitação foi atingida também por um eucalipto.

Na moradia habitava uma família de quatro pessoas, que recebeu o apoio da GNR, Bombeiros Voluntários de Valbom e Serviço de Proteção Civil de Gondomar.

Em nenhum destes dois casos se registaram danos pessoais.

ACL (DP) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.