FPF decreta um minuto de silêncio para os jogos até domingo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 out (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol, a exemplo do que já fizera a Liga de clubes, decidiu decretar um minuto de silêncio antes de todos os jogos das suas competições a realizar entre terça-feira e domingo, em homenagem às vítimas dos incêndios.

A decisão, tornada pública na página oficial da FPF, segue-se a um comunicado, hoje de manhã, no qual se lamentava as mortes ocorridas e se prometia "o apoio possível às populações e às corporações de bombeiros das regiões afetadas".

A federação vai ainda propor à UEFA o cumprimento de um minuto de silêncio antes dos jogos de seleções agendados para este período, isto depois de já ter anunciado que os jogos da primeira jornada do torneio de apuramento do Europeu feminino de sub-19, previstos para Viseu e Santa Comba Dão, não se realizam.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

FB // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.