EUA preparam ajuda para Dominica e outros territórios afetados por furacão Maria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 set (Lusa) -- O Governo dos Estados Unidos prepara um pacote de ajudas para a ilha de Dominica e outros enclaves caribenhos atingidos pelo furacão Maria, informou na quarta-feira o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos estão solidários com o povo de Dominica e com todos os do Caribe afetados pelo impacto devastador do furacão Maria", disse em comunicado.

O Departamento de Estado acrescentou que os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com esses territórios e com os parceiros internacionais "para proporcionar ajuda de forma imediata".

"Estamos em processo de coordenar o melhor pacote de ajudas possível", refere o comunicado.

O furacão Maria, que agora ameaça a República Dominicana, arrasou na quarta-feira Porto Rico, depois de ter devastado Guadalupe e Dominica no dia anterior, causando um total de dez mortos.

Em Porto Rico, onde o Maria foi o pior furacão dos últimos em 80 anos, ficou um rasto de destruição, com habitações derrubadas, várias inundações e um milhão de pessoas ficou sem eletricidade.

O furacão Maria perdeu intensidade e passou a tempestade de grau dois, revelou na quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Apesar de ter descido de categoria, as autoridades preveem que a tempestade possa novamente agravar-se hoje, quando passar pela República Dominicana, país que está já em alerta máximo.

FV (SS) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.