Senado dos EUA aprova orçamento de 700.000 milhões de dólares para o Pentágono

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 19 set (Lusa) -- O Senado norte-americano aprovou um projeto de orçamento para o próximo ano fiscal de 700.000 milhões de dólares (584.700 milhões de euros) para o Pentágono, superior aos existentes no auge das guerras do Afeganistão e Iraque.

Com 89 votos a favor e oito contra, a Câmara Alta aprovou na segunda-feira este projeto orçamental que prevê destinar cerca de 8.500 milhões de dólares (7.101 milhões de euros) para a defesa antimísseis em plena escalada de tensões com a Coreia do Norte.

O orçamento prevê investimentos de 640.000 milhões de dólares (534.662 milhões de euros) na manutenção da estrutura do Pentágono (compra de armas e salários), e os 60.000 (50.128 milhões de euros) restantes nas operações militares no Iraque, Síria, Afeganistão ou outros lugares.

Os senadores excluíram do projeto um plano proposto pelo chefe do Pentágono, o general James Mattis, para encerrar várias bases militares e investir cerca de 10.000 milhões de dólares (8.354 milhões de euros) em submarinos nucleares ou aviões de guerra.

Este projeto de orçamento reflete um elevado aumento em relação aos 619.000 milhões do ano fiscal atual e também é superior aos 670.000 milhões de dólares (559.770 milhões de euros) que o Governo de Donald Trump solicitou ao Congresso.

O Senado terá que conciliar agora o projeto orçamental com um semelhante aprovado pela Câmara dos Representantes há algumas semanas antes de poder entrar definitivamente em vigor em 01 de outubro, primeiro dia do ano fiscal de 2018.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.