BCP continua a liderar ganhos na bolsa hoje a subir mais de 5%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set (Lusa) -- As ações do BCP continuavam hoje a meio da sessão a liderar os ganhos na bolsa em Lisboa, a subirem 5,13% para 0,2255 euros.

Cerca das 11:00, as ações do BCP eram as mais transacionadas, tendo mudado de mãos cerca de 64,7 milhões de ações num valor total de cerca de 14,7 milhões de euros.

À mesma hora, o principal índice, o PSI20, outra vez com apenas 18 títulos, estava a subir 1,50% para 5.280,62 pontos - com 17 'papéis' a valorizarem-se e apenas um a descer (EDP).

Uma hora depois do início da sessão, cerca das 09:05, as ações do BCP estiveram a valorizar-se 6,29% para 0,228 euros.

"O presumível impacto positivo que a elevação a 'rating' de investimento nas 'yields' nacionais terá um reflexo igualmente nas ações mais sensíveis às taxas de juro: EDP, a EDP Renováveis, os CTT e a REN. Todavia, o impacto no mercado acionista poderá ser mais amplo pois a decisão da Standard & Poor's [na sexta-feira] confirma a perspetiva positiva que os mercados financeiros têm há bastante tempo sobre a economia nacional", referem hoje os analistas do BPI.

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) tirou Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

Na restante Europa, as principais bolsas estavam em alta, no início de uma semana marcada pela reunião da Reserva federal norte-americana e pelas eleições na Alemanha.

Os mercados começaram uma semana na qual haverá dois importantes acontecimentos, designadamente na quarta-feira a reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) sobre política monetária e no domingo as eleições na Alemanha.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.