Seul prepara-se para bloquear emissão de televisão norte-coreana no Facebook

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 06 jun (Lusa) - As autoridades sul-coreanas encontram-se a preparar medidas para bloquear o acesso à página do Facebook através da qual é transmitida em direto a cadeia de televisão da Coreia do Norte, revela hoje a agência Yonhap.

A emissora estatal norte-coreana, KCTV, criou a sua página em inglês na rede social em novembro e começou a emitir em direto através de serviços de 'streaming' de vídeo a 11 de março.

Por regra, Seul impede os sul-coreanos de acederem a material norte-coreano através da Internet, em virtude da Lei de Segurança Nacional que tem como objetivo "restringir atos contra o Estado que ponham em perigo a segurança nacional" e limita a circulação de propaganda comunista e relacionada com o regime de Pyongyang.

Sobre a página no Facebook da KCTV, um porta-voz da Agência Nacional de Polícia sul-coreana explicou à Yonhap que se pediu à Comissão Reguladora de Comunicações da Coreia o bloqueio do acesso face à existência de materiais na mesma que violam a referida lei.

A página do Facebook transmite em direto, teoricamente nos mesmos horários em que a KCTV oferece a sua programação na Coreia do Norte: das 17:00 às 23:30 (das 09:00 às 15:30 em Lisboa) de segunda a sábado e das 09:00 às 00:00 (01:00 às 16:00 em Lisboa) aos domingos.

Além das emissões televisivas, o perfil da KCTV no Facebook, que ainda pode ser visualizado na Coreia do Sul, inclui desde notas propagandísticas do regime até fotografias de Pyongyang após um nevão ou as previsões do tempo.

A KCTV tem ainda, desde maio de 2011, uma página no Facebook em francês e desde o início deste ano também em coreano e em alemão.

DM // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.