Produção de veículos automóveis em Portugal aumentou 211% em agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 set (Lusa) -- A produção de veículos automóveis em Portugal aumentou 211% em agosto, numa comparação homóloga, com 8.610 veículos ligeiros e pesados produzidos, informou hoje a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Em comunicado, a ACAP informou que nos primeiros oito meses deste ano foram produzidas 102.314 unidades, traduzindo uma subida de 5,3% comparando com o mesmo acumulado de 2016.

Em agosto, a variação homóloga na produção dos ligeiros de passageiros registou uma subida de 543,7% (para 6.797 unidades), enquanto o setor dos comerciais ligeiros decresceu 0,2% (para 1.587) e os veículos pesados registaram um crescimento de 85,2% (para 226).

A ACAP referiu ainda a "importância que as exportações representam para o sector automóvel", uma vez que 96,4% dos veículos produzidos foram vendidos para o mercado externo, "o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa".

A Europa continua a ser o principal destino das exportações dos veículos fabricados em Portugal, com 84,3%, com os países lideres a serem a Alemanha (18,9%), Espanha (14,5%), Reino Unido (11,7%) e França (10,5%).

O mercado asiático, liderado pela China (10,3%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

PL// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.