Câmara do Porto já pagou "intregralmente" o parque da cidade - Rui Rio

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto pagou segunda-feira "integralmente" o Parque da Cidade às empresas detentoras dos terrenos no valor de 24,5 milhões de euros, saldando assim o acordo extrajudicial de 2009, anunciou hoje o presidente da autarquia.

"Desde segunda-feira que o parque da cidade está integralmente pago", afirmou hoje em conferência de imprensa Rui Rio, segundo o qual a autarquia desembolsou 24,5 milhões de euros para saldar a dívida às empresas detentoras dos terrenos do Parque da Cidade, pondo assim fim a um processo que remonta a 1996.

Em abril, a câmara do Porto decidiu prorrogar "por dois anos" os contratos promessa com que devia saldar o acordo extrajudicial de 2009, através dos quais contava pagar às empresas que tinham terrenos no Parque da Cidade e que o executivo liderado por Rio expropriou, inviabilizando que se construísse neles.

Esses contratos prendiam-se com terrenos situados junto à futura Avenida D. Pedro IV (antiga Via Nun' Álvares), que deviam ter sido acionados para fazer o pagamento, e foram "objeto de prorrogação por mais dois anos", informa o Relatório de Prestação de Contas de 2012 da autarquia.

No seguimento de uma decisão do Tribunal da Relação do Porto, a autarquia procedeu ao pagamento do acordo extrajudicial que serviu "para resgatar o contrato promessa que havia" e com o qual a câmara teria de "pagar o parque com terrenos", explicou hoje Rui Rio.

Segundo Rio, "nos últimos 10 anos" a câmara afetou 31,4 milhões de euros do seu orçamento para o pagamento do Parque da Cidade.

LIL/(AYM/ACG) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.