Autarca de Gaia propõe "administração liquidatária" para empresa municipal

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 dez (Lusa) -- O presidente da Câmara de Gaia vai propor ao executivo a nomeação de uma administração liquidatária para tratar da extinção da empresa municipal Gaianima, a liderar pelo ex-presidente da Câmara de Resende, António Borges, revelou hoje a autarquia.

A equipa que vai ser apresentada numa reunião camarária extraordinária, agendada para quinta-feira, é composta por "três responsáveis não executivos" e "sem remuneração", que "durante um ano" terão a seu cargo "a transição dos equipamentos e do pessoal da empresa municipal para a autarquia", esclarece a Câmara numa nota de imprensa.

"O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, vai nomear uma nova equipa de administradores liquidatários para a Gaianima -- Equipamentos Municipais, EM, que será responsável pelo processo de transição da estrutura para a alçada da autarquia, na sequência da decisão de extinguir a empresa municipal", adianta o comunicado.

António Borges, o socialista que deixou em setembro a Câmara de Resende, foi designado para liderar a "administração liquidatária" da Gaianima, composta ainda pelos vogais Angelino Ferreira (que já integrava a administração da empresa municipal) e Vítor Canastro, ex-presidente da junta de freguesia de Canelas.

No comunicado, a Câmara de Gaia identifica ainda Vítor Canastro como "fiscalista e inspetor das finanças" e Angelino Ferreira, administrador financeiro da SAD do FC Porto, como "economista e homem ligado ao desporto".

"Todos eles serão elementos não-executivos da nova administração e exercerão os respetivos cargos sem qualquer remuneração ou benefício", destaca a autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vitor Rodrigues, desde as últimas eleições.

Citando o presidente da Câmara de Gaia, a nota de imprensa refere que estes três elementos vão assumir "uma função de comissão liquidatária de uma empresa que foi condenada à insolvência por não cumprir os rácios financeiros exigidos pela nova lei do setor empresarial local".

"Terá como principais funções promover a transição dos equipamentos e do pessoal da Gaianima para o município", explica o autarca no comunicado enviado à Lusa.

"A nova administração da empresa municipal exercerá as funções para as quais é nomeada ao longo de um período máximo de um ano, o tempo proposto pelo executivo para a liquidação da Gaianima", acrescenta a Câmara de Gaia.

A autarquia acrescenta que a decisão do autarca "será ratificada na próxima reunião extraordinária do executivo, agendada para quinta-feira".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.